DEPUTADOS

DEPUTADOS / FICHA COMPLETA
VOLTAR
PSD PSD - Partido Social Democrático
DEPUTADO MUNIR NETO
  • MUNIR NETO

    CONTATO

    (21) 2588-1000

    munirneto@alerj.rj.gov.br

Munir Neto, ou simplesmente Munir, 59 anos, tem uma história de 15 anos atuando na área de ação social, onde implantou programas pioneiros em Volta Redonda e Angra dos Reis, municípios do estado do Rio. Um deles – o Centro Dia para Idosos com Alzheimer e Familiares – tornou-se referência na América Latina. Premiado no 12º Congresso Sul-Brasileiro de Geriatria e Gerontologia, em Florianópolis, em 2022, o programa obteve o reconhecimento oficial da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia.

Munir estreia na Alerj como o deputado estadual (PSD) mais votado de Volta Redonda para o mandato de 2023 a 2027. Foi eleito presidente da Comissão da Criança, do Adolescente e da Pessoa Idosa da Alerj; é titular da Comissão da Pessoa com Deficiência; e integra ainda a Comissão de Cultura.

Atuou como secretário de Ação Comunitária em Volta Redonda por 14 anos. Foi lá, cidade em que nasceu e onde vive até hoje, que ele e sua equipe implantaram, junto com a Prefeitura, o premiado programa para idosos com Alzheimer.

Também durante sua gestão foi implantado o “Recuperando a Casa”, programa de recuperação de móveis, eletrodomésticos e equipamentos da administração municipal em desuso por defeitos ou avarias. Em 14 meses, o programa recuperou 1.195 itens, gerando uma economia de R$ 581.509,53 aos cofres públicos.

Outro importante marco foi a inauguração de novos CRAS (Centros de Referência da Assistência Social) e revitalização de outros existentes, permitindo que Volta Redonda esteja entre as cidades brasileiras com o maior número de CRAS funcionando. Os Centros de Referência da Assistência Social oferecem serviços a crianças, jovens, mulheres, idosos e pessoas com deficiência. Também a criação e implantação de Fábricas de Fraldas Infantis e Geriátricas se deram sob sua gestão.

Munir tem, ainda, entre seus marcos como gestor na área de assistência social a valorização das equipes de atendimento. Os profissionais que atuam diretamente junto à população passaram a ser ouvidos e ter voz ativa na escolha de projetos, serviços e ações. Esta valorização e a visão de intersetorialidade implantada ajudaram a elevar os indicadores de qualidade de vida da cidade.

O projeto “Coluna Reta”, por exemplo, da área de saúde e que faz um diagnóstico precoce e trata a escoliose em crianças e adolescentes, também pioneiro no país, é administrado pela equipe da Assistência Social.

“Quando pensamos em assistência social temos de pensar na intersetorialidade. Trabalhar a área social em conjunto com saúde, educação, cultura e saneamento básico é essencial para que se alcance a sustentabilidade dos programas. Não basta ter uma boa ideia e inaugurar estruturas físicas. É preciso garantir a sustentabilidade dos programas e engajar todos os setores públicos correlacionados e também a sociedade”, avalia Munir.

Ele acrescenta que “é preciso educar a sociedade para entender, valorizar e coparticipar de ações e programas que visam o atendimento aos desassistidos, seja de políticas públicas, seja de programas independentes. A inclusão começa com a mudança de olhar, tanto de gestores públicos quanto de toda a sociedade, para enxergar os desassistidos em suas reais necessidades, angústias e esperanças”.

Em Angra dos Reis, Munir foi secretário de Ação Social durante 1 ano e lá implantou parte dos projetos que deram certo em Volta Redonda, entre eles “Bombeiro Mirim”, “Casamento Comunitário” e Projeto de Trabalho Técnico Social nos condomínios do “Minha Casa, Minha Vida”.

Munir é comerciante, casado e pai de três filhos.

 

Nossas redes sociais

Instagram: @munirneto_

Facebook: https://www.facebook.com/Munirneto

 

 

13º Legislatura (2023 – 2027) - Atual