DEPUTADOS

DEPUTADOS / FICHA COMPLETA
VOLTAR
PSOL PSOL - Partido Socialismo e Liberdade
DEPUTADO YURI
  • YURI

    CONTATO

    (21) 2588-1000

    yuri@alerj.rj.gov.br

Yuri é pai, professor de história, educador popular e gestor público (MBA e especialização em gestão de cidades). Está no primeiro mandato como deputado estadual pelo PSol, eleito com 25.479 votos e lidera a bancada do partido na Alerj. É membro das comissões de Assuntos Municipais e Desenvolvimento Regional e da de Política Urbana, Habitação e Assuntos Fundiários.

Nas eleições de 2020 foi o vereador mais votado de Petrópolis obtendo 3.742 votos. Na Câmara Municipal integrou a Mesa Diretora e presidiu a Comissão de Educação, Assistência Social e Direitos Humanos.

Trajetória

Aos 16 anos se filiou ao PT e atuou no Diretório Central dos Estudantes da Universidade Católica de Petrópolis (UCP) e na Coordenadoria Municipal de Juventude, onde criou o Balcão do Jovem Trabalhador e realizou mais de 120 ações voltadas para os jovens petropolitanos.

Em 2012, aos 22 anos se candidatou a vereador e alcançou 1.241 votos, ficando como primeiro suplente. No ano seguinte, foi eleito presidente do Partido dos Trabalhadores em Petrópolis quando implementou a Caravana Petrópolis de Todos – que visitou dezenas de bairros, ouviu moradores e especialistas, discutiu e formulou propostas de políticas públicas para o município.

Em 2016, disputou a prefeitura de Petrópolis e ficou em terceiro lugar com mais de 8.600 votos. Criou, então, o Gabinete Popular, instrumento de fiscalização ao executivo, reunindo servidores, juristas, movimentos sociais e gestores.

Em 2018 foi candidato pela primeira vez a Deputado Estadual e obteve 12.623 votos, sendo um dos mais votados de Petrópolis e da Região Serrana. No ano seguinte, foi convidado para assessorar o então deputado federal Marcelo Freixo, coordenando o projeto “Nós pelo Rio”.

Ao todo, Yuri tem mais de 12 anos de experiência na administração pública, serviu na Prefeitura Municipal de Petrópolis, Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, Senado e Câmara Federal.

Além da gestão pública, é apaixonado pela educação. Fundou a Escola Popular de Petrópolis, projeto com educadores voluntários que já ajudou cerca de mil jovens e adultos a concluírem o ensino fundamental e médio e na preparação para concursos públicos.

 

 

13º Legislatura (2023 – 2027) - Atual