DEPUTADOS

DEPUTADOS / FICHA COMPLETA
VOLTAR
PT PT - Partido dos Trabalhadores
DEPUTADO RENATO MACHADO
  • RENATO MACHADO

    CONTATO

    (21) 2588-1000

    renatomachado@alerj.rj.gov.br

Renato Machado foi eleito com 63.803 votos para assumir seu primeiro mandato como deputado estadual na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Filho da Dona Irene e do Sr. Jessé, nascido e criado em Bambuí, Renato foi o primeiro maricaense a assumir uma vaga no Parlamento, como o mais votado da cidade.

Renato caminha lado a lado com Fabiano Horta há quase 20 anos, sendo peça fundamental na revolução implementada em seu município, que é referência em políticas públicas exitosas para todo o Brasil. Iniciou sua trajetória política como Chefe de Gabinete de Fabiano quando, à época, era vereador de Maricá. Habilidoso na condução dos trabalhos, Renato assumiu a Direção-Geral da Câmara logo em seguida. Na ocasião em que Fabiano Horta foi eleito para ocupar uma vaga de deputado federal no Congresso, Renato acompanhou-o, também, como Chefe de Gabinete.

Tão breve, por ser pastor evangélico formado em Teologia, Renato foi convidado para assumir a secretaria de Assuntos Religiosos da Prefeitura de Maricá, norteando os trabalhos de forma ecumênica. Em 2016, Fabiano Horta é eleito prefeito da cidade pela primeira vez e leva Renato Machado para ser seu Secretário de Governo. Mas sua principal marca estaria por vir, quando convocado para assumir a Secretaria de Obras do município que, anos depois, fora transformada na SOMAR, atual Autarquia de Obras.

Através da presidência da SOMAR, pôde transformar a vida de muitos trabalhadores diretos e a cara da cidade em que cresceu. Dedicado a melhorar a vida do povo, Renato implementou uma série de sistemas que garantem drenagem, além de pavimentação de ruas e urbanização nos 4 distritos. Além disso, sua gestão garantiu melhorias na infraestrutura de serviços essenciais para atendimento da população maricaense, como unidades de saúde, escolas, praças e rodovias.

Renato Machado é casado, pai de 3 filhos, tem MBA em Gestão Pública e em Meio Ambiente. Na Alerj, assumiu a presidência da Comissão de Assuntos Municipais e de Desenvolvimento Regional, é membro da Comissão de Minas e Energia, da Comissão de Saneamento Ambiental e da Comissão de Obras Públicas.

Através da atuação parlamentar, pretende focar em políticas públicas para promover a geração de emprego e renda, fomentar saneamento básico, investir em infraestrutura, além de combater a desigualdade social.

 

 

13º Legislatura (2023 – 2027) - Atual