DEPUTADOS

DEPUTADOS / FICHA COMPLETA
VOLTAR
PSD PSD - Partido Social Democrático
DEPUTADO Luiz Claudio Ribeiro
  • Luiz Claudio Ribeiro

    CONTATO

    (21) 2588-1000

    luizclaudioribeiro@alerj.rj.gov.br

Expoente da política na Região Costa Verde do Rio de Janeiro, Luiz Claudio Ribeiro, 35 anos, é empresário, carioca, casado e pai de dois filhos. Entre 2018 e 2022 atuou na prefeitura municipal de Mangaratiba como Secretário de Governo e Secretário de Finanças, tendo papel fundamental na gestão financeira do município durante a pandemia da COVID 19, com ações que tiveram impacto positivo na vida de profissionais de diversos ramos de atuação, devidamente assistidos pelo poder público.

Parlamentar mais votado na história de Mangaratiba para o cargo de Deputado Estadual, Luiz Claudio Ribeiro teve êxito neste primeiro ano de mandato na Alerj ao viabilizar mais ações do Governo do Estado no município. Dentre as recentes conquistas do deputado, estão as verbas para obras de contenção de encostas nos distritos de Conceição de Jacareí e Itacuruçá, intervenções realizadas pela Secretaria Estadual de Infraestrutura; o aumento do efetivo do RAS para a companhia destacada da Polícia Militar em Muriqui, após solicitação à Secretaria de Estado da PM; e o retorno dos repasses originais do ICMS à cidade, após uma série de reuniões com o Secretário Estadual de Fazenda.

Outra ação do mandato de Luiz Claudio Ribeiro diz respeito à luta contra a cobrança de pedágio na Rio-Santos aos moradores de Itaguaí e Mangaratiba. O deputado protocolou um projeto de lei logo no início da legislatura de 2023 com essa demanda e, ao longo do ano, esteve reunido com a população, buscou a interlocução de Deputados Federais para levar a questão a Brasília e participou de uma audiência pública na capital federal sobre essa questão em outubro deste ano, debatendo com representantes da CCR, ANTT e se posicionando em defesa dos moradores.

Na atuação legislativa, Luiz Claudio Ribeiro teve dois projetos de lei aprovados pela Alerj em 2023. O primeiro deles torna a cidade de Mangaratiba a capital estadual do turismo de natureza, fortalecendo a grande vocação do município da Costa Verde para a atividade, que oferta aos turistas uma variedade de praias, cachoeiras e também o turismo rural. Já o segundo, trata de uma alteração de uma lei de 1995, determinando a capacitação de guias de turismo para atendimento às pessoas com o transtorno do espectro autista (TEA) em todo estado do Rio de Janeiro, consolidando ainda mais o mandato em defesa da inclusão. Ao todo, Luiz Claudio Ribeiro apresentou 30 projetos de lei até outubro de 2023.

 

13º Legislatura (2023 – 2027) - Atual